sábado, 5 de setembro de 2015

Pressa, a amiga da tensão





As consequências físicas e emocionais das pressões da vida e sugestões de como lidar com elas.

         Vivemos em um mundo de velocidade. Em todas as áreas da vida humana  o fator “menor  tempo” é essencial. Computadores fazem cálculos à velocidade da luz, carros e aviões estão cada vez mais velozes e até na culinária o tempo foi abreviado: hoje alimentos preparados em fornos de micro-ondas levam a metade do tempo gasto em fogões comuns. A rapidez com que tudo acontece e chega a nós, através dos meios de comunicação, também nos pressiona a correr. A pressa nos leva a um constante estado de tensão; estamos sempre em estado de alerta, como se vivêssemos um filme de suspense contínuo. Não sabemos o que nos aguarda na próxima cena, por isso ficamos em expectativa constante.
         Este estado nos coloca sob pressão e, como consequência, entramos em ansiedade e até depressão. Algumas vezes o quadro de tensão é agravado pelo medo: medo do desemprego, da perda do cônjuge, ou filhos, da solidão, da violência, do trânsito, da morte, de enfermidades, de crise financeira, da justiça e da injustiça, da falência, do homem, e até mesmo, do próprio medo.
         É difícil para muitos acompanhar os noticiários da TV – rebelião de presos, assaltos com sequestros, escândalos, aumento de preços, recessão, greves, manifestações etc. Estas informações “poluem” nossas mentes.
         Várias doenças que “explodem” no organismo humano sem causa aparente são resultantes dessas tensões e pressões. Cerca de seis, entre dez pacientes de Clínica Geral, saem dos consultórios com receitas de tranquilizantes. São pessoas extremamente preocupadas com tudo e todos; que veem apenas o lado negativo das coisas, sem perspectiva de vida. Estão desgostosas com elas mesmas e com os que as cercam, vivem ansiosas quanto ao dia de amanhã. Algumas exteriorizam estes sintomas e são chamadas de nervosas, histéricas etc. Outras tentam escondê-los, mas devido à necessidade do organismo em extravasá-los, este “escolherá” um órgão, provocando, assim, enfermidades.
         O primeiro passo no processo de “cura”, reside na identificação dos motivos gerados da ansiedade. Quem sabe haja insônia e irritação, sem no entanto, uma explicação aparente. Analisando a área profissional, percebe-se que se está trabalhando sem descanso há anos. Sem dúvida alguma, neste caso, o “tirar férias” seria um fator de alívio e equilíbrio para o indivíduo.
         Sejamos ainda mais práticos: você e sua família tem desenvolvido novas amizades? Separado tempo para o lazer? A vida não pode ser feita somente de trabalho e igreja. O lazer saudável influencia grandemente nosso viver. Que tal um piquenique no feriado? Ou um passeio no parque para “renovar” o ar nos pulmões? Seja criativo! Faça pequenas surpresas à família.
         Muitas vezes tensões são causadas por problemas de saúde, de relacionamentos em geral etc. Uma vez feita a identificação dos mesmos, devemos analisá-los na presença do Senhor, expondo-os abertamente a ele. Ainda debaixo de oração procure os meios mais práticos para enfrentá-los. É inegável que existem situações onde toda lógica existente, planejamentos e ação tornam-se inúteis. Precisamente, nestas horas, devemos colocar corações e mentes firmados nas promessas do Senhor. Em humildade e contrição, reconhecer nossa incapacidade de lidar com o problema e tal qual uma criança lançar-se nos braços amorosos do Pai, sabendo que ele é perfeitamente capaz de nos guiar e orientar.
         Encontramos na Bíblia esperança e conforto (Salmos), orientações práticas para o viver diário (Provérbios), atuação de Deus na vida de pessoas como nós (Daniel), preciosas promessas que incentivam a prosseguir (Isaías). A Palavra de Deus contém ensinamentos que abrangem a vida do homem integral. Seja curioso! Busque diligentemente conhecer a vontade de Deus revelada nas Escrituras. Levados pela agitação e velocidade do nosso dia a dia deixamos de nos apropriar, e de colocar em prática, promessas preciosas ali registradas para que as utilizemos cotidianamente. Uma das mais preciosas encontra-se em Filipenses, no  capítulo 4, versículos 6 e 7: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ações de graça, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus”.
         Vemos aqui, que o fato de levar até Deus a ansiedade do coração resultará em paz duradoura, independente de circunstâncias.
         O barco da vida vai balançar. As ondas serão, muitas vezes, ameaçadoras. Mas não há o que temer quando o capitão do navio também é Senhor dos mares!

Dr. Luiz Antônio Caseira.
Médico fisiatra e foi professor do curso de medicina da Universidade do Rio de Janeiro. É o vice-diretor da Missão Vencedores por Cristo. É casado e tem dois filhos.



Postado pôr: Rosana
Com permissão da Editora: Fôlego
Ano 17 – nº. 80 – pg.40... – Fevereiro/2004

Um comentário:

  1. Eu procuro sempre na minha vida evitar coisas e pessoas que me deixam agitada, pilhada, nervosa, que me tiram a paz... se eu não conseguir ter paz dificilmente vou conseguir interagir com alguém.

    ResponderExcluir

Olá amados irmãos suas criticas, elogios e sugestões são muito importantes para melhorar a qualidade do nosso blog. Comente!